O marketing digital como estratégia de vendas e relacionamento com os clientes

Investimento em marketing para a minha empresa? Não é a hora ainda!

Com frequência as empresas, especialmente as menores acreditam que o marketing – e também o design – são investimentos supérfluos pois são relacionados à área de artes, que por sua vez tem seu maior valor associado a entretenimento. Costumo dizer que infelizmente estes empresários – e aqui temos que citar empresas grandes também – ainda não vislumbraram que estas áreas são o norte da bússola de suas estratégias de vendas e relacionamento com seus clientes.

Isso acontece em grande parte porque ao falar em marketing ou design, imediatamente vislumbramos campanhas caríssimas em várias mídias ou renovações meramente estéticas e que quase nunca conseguem medir a eficácia com números.

E dá pra medir? Essa é a boa notícia: claro que dá! Se quem fez ou está fazendo o seu marketing/design não sabe ou não consegue medir o desempenho é outra história.

Uma outra questão importante é que muitas vezes o empresário julga hora ou outra que não há  a necessidade de pagar um profissional qualificado porque dá conta sozinho, já que existem muitas ferramentas no mercado. Praticamente todas as vezes que isso acontece, estes me dizem que já fazem marketing, quando na verdade estão prejudicando a própria empresa sem saber, jurando que estão no caminho certo, e gastando uma quantia considerável com mídias pagas e sendo penalizados por mecanismos como Google.

Nestes momentos acabo ilustrando a situação como um cockpit de um avião grande, como um boeing. Imagine que você é o dono do avião e acha muito legal o cargo de piloto. Você tem alguns manuais simplificados nas mãos, no máximo. Seja sincero, se preciso você acha que daria conta de fazer o avião continuar voando, pousar e decolar, à noite por exemplo, com aquele monte de luzes e informações à sua frente?

Quando a vaidade não fala tão alto nestes empresários e resolvem acreditar que é preciso estudo, esforço e medição de resultados constantes, depois de pouco tempo acabam se dando conta do quanto de tempo e dinheiro foram desperdiçados e de quantos negócios começaram a fechar após mudarmos suas estratégias ou mesmo fazermos os ajustes corretos nas ferramentas que já utilizavam.

E é preciso um investimento muito alto pra começar? Outra boa notícia: não! As ferramentas disponíveis no mercado – como Google Ads e Facebook Ads – e de maior eficácia no que tange marketing digital não impõe restrições quanto ao valor mínimo investido!

Temos acesso também à plataformas de e-mail marketing que normalmente tendem a ser grátis de acordo com a quantidade de contatos inscritos ou frequência de e-mails enviados (acredite, se você quer medir o resultado, não dá mais pra enviar do seu e-mail e esperar o cliente ligar dizendo que achou legal receber notícias suas).

O importante é saber que há muitos canais, plataformas e ferramentas – gratuitas inclusive – no mercado, mas sem um profissional que saiba o que está fazendo fica difícil medir e atingir resultados expressivos divulgando o nome da sua empresa, se relacionando com seus clientes e vendendo mais e melhor.

E você, já utiliza o marketing como estratégia de vendas para gerar resultados em sua empresa? Se usa, realmente sabe o que está fazendo ou é apenas curioso? Conta pra gente!

Sobre o Autor

Massafera
Designer cheio de ideias, está sempre buscando se há formas de otimizar qualquer comunicação gráfica que encontra. Nerd convicto, nas horas vagas pensa que para ser o Batman só lhe falta o mordomo.

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